Transferência de informação e transferência de tecnologia no modelo de comunicação extensiva : a Babel.com

Miranda, Antonio and Simeão, Elmira Transferência de informação e transferência de tecnologia no modelo de comunicação extensiva : a Babel.com. Información, Cultura y Sociedad, 2004, n. 10, pp. 27-40. [Journal article (Paginated)]

[img]
Preview
PDF
transfinform.pdf

Download (237kB) | Preview

English abstract

The automation of the communication techniques gives relevance to extensive communication where the focus is not only the information storage but also the dispersion and universal use of the information. The vision propitiated by the theory of systems reveals the extensive model and different information practices where the institutions and individuals develop a collective role, dependent on a policy of information transfer. The information systems, in consequence, act in a production line, has to control and appraise policies, objectives and goals possible by formal and informal structures mediation for the treatment and dissemination of the contents. In a traditional scientific communication model, that privileges the information storage, bookstores, publishers and traditional libraries are the principal mediators in the production, storage and dissemination of documents. In opposition, the extensive communication is a dynamic.

Portuguese abstract

O desenvolvimento das técnicas de comunicação deu aos indivíduos oportunidades e novos ambientes para apreensão de conteúdos modificando as formas de controle da informação. Os computadores e suas ferramentas viabilizam a automatização das técnicas de comunicação científica contemporânea. Durante os séculos XIX e XX, a ciência desenvolveu-se mediante centros de “processamentos de dados codificados”, organizados em regras formais que garantiram o acesso a um conteúdo impresso e elaborado principalmente para suportes materiais, mas abrimos um novo século com técnicas e perspectivas diferentes, baseadas em um modelo de comunicação de natureza extensiva. A dinâmica da transferência da informação atual se cristaliza no momento imediato do acesso porque, no modelo extensivo, os objetivos são a democracia e a expansão informacional (por extensão, sua universalização). Infere-se daí um princípio entrópico natural que não admite apenas um ordenamento, mas principalmente a dispersão e uso universais da informação. Há, paralelamente, a expectativa pela redução de custos, já que os estoques fogem de sua materialidade e se configuram em idéias e interações virtuais. A visão propiciada pela Teoria dos Sistemas é inspiradora do modelo orgânico e extensivo, pois na prática informacional, que desassocia as instituições de seus estoques, cada agente (ou indivíduo) desempenha um papel coletivo, dependente de uma ação sistêmica. Problemas de dispersão, repetição, diversidade e até a multiplicidade de dados e códigos prejudicam a comunicação, sob o ponto de vista individual ou institucional, mas a transição para o modelo extensivo demonstra que haverá uma linguagem que se sobreporá aos métodos convencionais, pois a tecnologia é uma das entidades que determinam a mudança de códigos na comunicação.

Item type: Journal article (Paginated)
Keywords: Transferencia de la información; Transferencia de tecnología; Modelo de Comunicación Extensiva; Información tecnológica; Política de transferencia de información; Information transfer; Technology transfer; Extensive Communication; Technological information.
Subjects: L. Information technology and library technology
I. Information treatment for information services
Depositing user: Antonio Miranda
Date deposited: 22 Oct 2004
Last modified: 02 Oct 2014 11:59
URI: http://hdl.handle.net/10760/5550

References

DIZARD, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Tradução de Edmond Jorge. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

GOLDMAN, Lucien. Importância do conceito de consciência possível para a comunicação. In: O Conceito da Informação na ciência contemporânea; Colóquios Filosóficos Internacionais de Royaumont. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1970. p. 38-49.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Tradução de Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

___________. Avaliando o desenvolvimento da comunicação eletrônica In: MUELLER, Suzana P. M; PASSOS, Edilenice Jovelina L. (Orgs.). Comunicação científica: estudos avançados em ciência da informação. Brasília: UnB/CID, 2000. V. 1.

MIRANDA, Antonio. Estruturas de informação e análise conjuntural: ensaios. Brasília: Thesaurus, 1980.

MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira. A conceituação de massa documental e o ciclo de interação entre tecnologia e o registro do conhecimento. Disponível em: http://www.dgzero.org/dez02/F_I_dgz.htm 2002.

_________ ; ________ (Org.). Ciência da informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília: Thesaurus, 2003.

ORTEGA Y GASSETT, E. Obras completas. Tomo VI. 2ed. Madrid, revista de Occidente, 1952.

RUSSELL, J. Tecnologias eletrônicas de comunicação: bônus ou ônus para os cientistas dos países em desenvolvimento? In: MUELLER, Suzana. PASSOS, Edilenice L. (Orgs.). Comunicação científica: estudos avançados em ciência da informação. Brasília: UnB/CID, 2000. v. 1.

SIMEÂO, Elmira e MIRANDA, A. Comunicação Extensiva e a linguagem plástica dos documentos em rede. In: MEDLEG, Georgete R. e LEITE, Ilza. (Orgs.). Representação e Organização do Conhecimento: Série estudos avançados em Ciência da Informação. Brasília: UnB/CID, 2003.

___________. Comunicação Extensiva e formato do periódico científico em rede Brasília, 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília. Antonio Miranda (orientador).

URDANETA, Iraset Paez. Gestión de la Inteligencia, aprendizaje tecnológico y modernización del trabajo informacional. Retos y Oportunidades. In: Instituto de Estudios del Conocimiento de la Universidad Simon Bolívar e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas. Caracas, Venezuela, 1992.


Downloads

Downloads per month over past year

Actions (login required)

View Item View Item