[Review of:] Lorca, o livro e as bibliotecas: a propósito da edição da obra "Alocução ao povo da aldeia de Fuentevaqueros"

Nunes, Henrique Barreto [Review of:] Lorca, o livro e as bibliotecas: a propósito da edição da obra "Alocução ao povo da aldeia de Fuentevaqueros"., 2005 [Review]

[img]
Preview
PDF
CadBAD105_leiturasNunes.pdf

Download (512kB) | Preview

English abstract

No abstract available

Portuguese abstract

Porque foi tão cobardemente assassinado Federico, que nunca tinha pegado numa arma, que apenas dizia pertencer ao partido dos que nada têm? Recorreu, sempre, sim, à palavra, à escrita, à intervenção cultural para transmitir os seus ideais. Foi assassinado porque era um homem livre, um crítico acerbo da sociedade do seu país, porque era um republicano conotado com os"rojos", um homossexual. Porque era um escritor comprometido com o seu povo, apenas e só. É também por essa razão, para além da sua imensa qualidade literária, que os seus livros ficarão para sempre, como ele premonitoriamente tinha intuído naquele acto de fé no valor do livro e na importância das bibliotecas […]: «Os livros foram perseguidos por toda a espécie de Estados e de religiões, mas isso não significa nada em comparação com o que foram amados. Porque, contra o livro, as perseguições de nada servem. Nem os exércitos, nem o ouro, nem as chamas podem nada contra ele; porque podeis fazer desaparecer uma obra, mas não podeis cortar as cabeças que aprenderam com ela, porque são mil e, se são poucas, não sabeis onde estão… E doa a quem doer, as bibliotecas inundam o mundo.»

Item type: Review
Keywords: liberdade de acesso à informação; papel social das bibliotecas; acesso à cultura; desigualdades sociais; classes sociais; freedom of access to information; social role of libraries; access to culture; social inequalities; social classes
Subjects: B. Information use and sociology of information > BC. Information in society.
Depositing user: Ana Paula Sequeiros
Date deposited: 26 Aug 2007
Last modified: 02 Oct 2014 12:09
URI: http://hdl.handle.net/10760/10314

References

Lorca, Federico Garcia – Alocução ao povo da aldeia de Fuentevaqueros. Porto: Sector Intelectual do Porto do PCP, 2004. ISBN 972-98553-2-3.


Downloads

Downloads per month over past year

Actions (login required)

View Item View Item