Conhecer o nosso meio: teste do modelo de relação biblioteca-comunidade na Biblioteca Pública de Salamanca

Sousa Guerreiro, João Conhecer o nosso meio: teste do modelo de relação biblioteca-comunidade na Biblioteca Pública de Salamanca., 2015 . In 12º Congresso de BAD (Bibliotecarios, Arquivistas e Documentalistas) de Portugal, Évora (Portugal), 21, 22 y 23 de oct. 2015. [Conference paper]

[img] Text (Aplicação Modelo de Relação Biblioteca-Comunidade)
1287-3538-1-PB.pdf - Published version
Restricted to Registered users only until 2020.
Available under License Creative Commons Attribution Non-commercial.

Download (734kB)

English abstract

No English abstract

Portuguese abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados do teste do modelo de relação da biblioteca com a sua comunidade, aplicado entre Outubro e Dezembro de 2014 na Biblioteca Pública de Salamanca. O modelo baseia-se na Teoria dos stakeholders e tem como objetivo ser uma forma pratica de conhecer e relacionar-se com os grupos sociais (stakeholders) que compõem o contexto da biblioteca. O dito modelo compõe-se por três etapas: identificar, priorizar e relacionar-se com os stakeholders. Apresenta-se de forma breve cada etapa do modelo e os seus resultados. Posteriormente procede-se a uma discussão dos mesmos, onde se denota a implicação do modelo tanto na relação com a comunidade como no melhor funcionamento da instituição devido as sinergias que o modelo promove. O artigo pretende ser um exemplo prático de como uma biblioteca pública pode iniciar, de forma participativa, um processo de relação com a sociedade a que serve. Uma via que permita alcançar o almejado desejo de uma biblioteca feita pela e para a comunidade.

Item type: Conference paper
Keywords: Teoria dos stakeholders, Modelo de relação, Bibliotecas Públicas, Participação cidadã, Gestão de serviços públicos.
Subjects: B. Information use and sociology of information
B. Information use and sociology of information > BC. Information in society.
Depositing user: João Sousa Guerreiro
Date deposited: 16 Oct 2017 21:16
Last modified: 16 Oct 2017 21:16
URI: http://hdl.handle.net/10760/31647

Downloads

Downloads per month over past year

Actions (login required)

View Item View Item